domingo, 25 de março de 2012

Jogos Vorazes


 Hey lendarios, como vão? Estou aqui pra falar do novo sucesso do momento que é Jogos Vorazes. Para fazer minha critica decidi dividi-la em duas partes, primeiro o livro e depois o filme, já que tive a oportunidade de ler e assistir ambos, e ainda que falando da mesma coisa as diferenças foram enormes. Então vamos la!
 Jogos Vorazes (O livro), conta a história de Katniss, uma garota pobre e lutadora, que todos os dias enfrenta a floresta, com seu amigo Gale, para alimentar sua irmã e sua mãe, mesmo correndo risco de pagar sério pelos seus atos, se fossem vistos pela capital! Panem, o unico país que restou da America, conta com treze distritos, um que foi destruido e a capital, a responsável pela destruição! A Capital, o governo de Panem, segue em um regime rigoroso, onde ninguem fora dela tem o direito de crescer. Para provar sua soberania todos os anos é promovido um jogo, intitulado Jogos Vorazes, onde dois participantes de cada distrito são selecionados e obrigados a participar desses jogos, onde só uma pessoa pode sair vencedora e todas as outras 23 devem morrer.  A história é um pouco previsivel, ja que sabemos que Katniss ira aos jogos, mas o que não sabiamos é que ela ira por uma motivo nobre, que é voluntariar-se no lugar de sua irmã! Uma vez nos jogos, Katniss tem que lutar com Peeta um garoto que ja salvou sua vida uma vez e que se declarou apaixonado. O livro é macabro em certas horas, mostra o lado super inteligente de Katniss quanto a se manter a salvo na floresta e tambem mostra a determinação, pra voltar pra casa e rever sua familia. Alem da protagonista guerreira e lutadora que todos admiram e desejam ser iguais,  Suzzane Collins, a autora do livro, criou uma personagem fria e impulsiva.
 O livro é otimo, usa uma linguagem simples e consegue aguçar a criatividade de uma forma maravilhosa, pois Collins tem uma mente brilhante, e criou animais, lugares e nomes totalmente sem iguais. Dessa forma da até pra relevar o cliche que é o dilema entre Katniss, Peeta e Gale, que é bobo, mas consegue ser bem romantico. Jogos Vorazes alem de tudo é a introdução da personagem mais guerreira da literatura moderna, mas não posso negar que Em Chamas é ainda mais emocionante, porem para entender o meio é preciso conhecer o inicio não é mesmo?

 Agora falando de Jogos Vorazes (o filme), este conta com grandes atores como Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. Suas interpretações como personagens principais ficaram otimas, exceto a dublagem, que como sempre deixa a desejar. O filme construiu um cenario perfeito, onde se tem uma noção incrivel do distrito dose, as caracteristicas dos personagens tambem foram muito bem representadas, desde figurinos até expressões. Não podendo deixar de lado a trilha sonora que ficou viciante, e tambem a criatividade de criar detalhes para coisas que não tinham tantos. Entretanto, todos os pontos positivos do filme foram ofuscados com os erros cometidos em relação ao enredo, pra quem não leu o livro aqui vão algumas diferenças:
 No livro Katniss não tem muitos amigos assim como no filme, mas existe uma pessoa que é importante, a filha do prefeito, que foi excluida da versão cinematográfica.
 No livro a cena do aerodeslizador capturando duas pessoas na floresta, que mais tarde vão aparecer como Avox, era pra ser um flash back e não o inicio da história.
 No livro Peeta aparece despido no momento em que estava camuflado se escondendo, obvio que não se mostra essas coisas em filmes para crianças adolescentes, mas ficou totalmente diferente.
 No livro a filha do prefeito que foi excluida da versão cinematográfica, é quem dá o broche de tordo para Katniss e não uma mulher que lhe entrega no prego, isso ficou realmente ridiculo.
 Por ultimo, no fim dos Jogos, Peeta perde uma perna, que é substituida por uma mecanica, e não colocaram isso nas telonas, como assim, isso não é um detalhe é um fato!

Bom essas são algumas das mudanças que mais me chamaram atenção, mas devem ter existido outras. De qualquer modo, o filme ficou muito interessante e embora frustante por causa desses esquecimentos, pra quem não leu o livro e vai ao cinema sem nada em mente obviamente vai adorar!
Devo destacar que é ridiculo comparações de Jogos Vorazes com a Saga Crepusculo, ou Harry Potter. Jogos Vorazes é uma série que é muito mais voltada para realidade, mesmo que futuristica é uma realidade. Tambem é totalmente liberto de cenas feministas, exibindo homens ou coisas do tipo, talvez esse tenha sido um dos motivos da mudança na cena de Peeta camuflado no agua. Para definir Jogos Vorazes vou usar uma palavra que apareceu aqui varias vezes que é criatividade, é basicamente isso. Jogos Vorazes é cheio de criatividade.
Por aqui vou ficando com minha critica de Jogos Vorazes, espero ter lhes despertado um pouco de curiosidade de assistir o filme e ainda mais de ler o livro, para que possam fazer as suas proprias criticas, então até a proxima, tributos de Panem!
Abraços, Beto Mauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário